Novidades e tendências

Desintoxicação leve

Desintoxicação leve

Em vez das dietas à base de sucos que muitas celebridades fazem, que desaceleram o corpo e o deixam em situação estressante, o que você realmente quer é dar ao seu corpo umas férias do stress acumulado. “A maioria das pessoas não trata direito de seus corpos. É só vai-vai-vai”, diz a Dra. Erika Schwartz, especialista em menopausa e hormônios. A nova desintoxicação “light” tem a ver com fornecer ao seu corpo uma dose profunda de alívio nutricional e físico pelo qual ele tanto anseia.

Aqui está um guia passo a passo.

Limpe seu fígado
"Nosso corpo enfrenta uma carga grande de toxinas petroquímicas e industriais absorvidas do ambiente, tais como alergênios de comidas, plantas e mofos, e toxinas internas, como bactérias, fungos e fermentos", conta o Dr. Mark Hyman, consultor médico e autor de Ultrametabolismo. “Nosso fígado possui um sistema muito eficaz para remover o lixo do corpo, assim, o que você realmente quer é ajudá-lo”, ele diz. A forma mais simples é uma dieta de comidas integrais sem processamento.

Outra forma é dar um tchau temporário para açúcar, glúten do trigo, laticínios e carne. Coma muitos vegetais com folhas verdes e frutas frescas, que fornecem os antioxidantes e outros nutrientes que o fígado precisa para limpar as toxinas do corpo. Simplifique ao máximo a sua dieta de vegetais cozidos e arroz e coma somente as comidas mais saudáveis e fáceis de digerir.

Corte os estimulantes

Se você fica com uma dor de cabeça ofuscante ao pular o copo de café pela manhã, então diminua gradualmente. Mas é uma boa ideia reduzir a cafeína, o álcool e a nicotina ao máximo, diz o Dr. Jay Sloop, um médico que pratica a desintoxicação em si mesmo. “Excesso de cafeína ou álcool podem causar danos à memória e aos padrões de sono”, diz Sloop. “Eliminá-los do sistema faz parte do longo caminho para ajudar seu corpo a funcionar com eficácia e a continuar o ciclo normal de sono-vigília sem estímulos e calmantes artificiais.”

Beba água
Oito a dez copos de água ou outros fluidos por dia durante a desintoxicação é a chave para os efeitos de “lavagem” deste processo. Concentre-se em beber água no início do dia e entre as refeições, e não durante. “Em termos de eliminar toxinas, o momento menos eficaz para beber água é quando o estômago já está cheio”, contou Sloop. Se você não gosta de beber água pura, acrescente limão ou gengibre. Outra opção é diluir suco de fruta na água para evitar o conteúdo altamente açucarado só do suco. Suco de vegetais (desde que tenha baixo teor de sódio) sempre é benéfico e o chá verde é útil para ajudar a desacostumar do café, e ainda acrescentam antioxidantes.

Tire umas folgas 
“Se você parar de comer comida de baixo valor nutritivo e limpar seu sistema após o regime de desintoxicação, obterá benefícios mesmo se for por somente 24 horas”, diz Schwartz. Os especialistas dizem que o período ideal de uma desintoxicação é de três a sete dias.

Livre-se do stress
Quando o corpo e a mente estão passando por stress, ocorre um impacto fisiológico direto em nossos corpos que nos leva a experimentar sintomas como fadiga, ansiedade, dor, insônia e inchaço. Taw sugere complementar a desintoxicação física com exercícios de relaxamento, como respiração profunda, ioga e meditação, assim sua mente se sentirá limpa e clara como o seu corpo.



Repost This

Melanie Haiken é escritora e editora de diversas revistas de saúde e bem estar.


Classificação de artigos
Clique em uma estrela para classificar este artigo

comments

Teste

Ao colorir os cabelos, qual o número máximo de tons, mais claros ou mais escuros do que a cor original, você pode usar?

Pesquisa

O que você acha do novo comprimento da saia longa?