Novidades e tendências

Os segredos de um bronzeado duradouro

Os segredos de um bronzeado duradouro

Estamos no auge do verão e os raios solares, de tão intensos, parecem bronzear até mesmo nossos ossos. Mas mesmo assim, você continua branca, com aspecto de lagartixa, e sem uma marquinha de biquíni para chamar de sua. Além disso, está decidida a tirar o atraso no próximo dia de folga ou fim de semana. Se esse é o seu caso, é preciso ter muita calma nessa hora. The Style Glossy conversou com vários especialistas que deram várias dicas de como ficar com uma pele bonita e saudável e o que é melhor, sem o risco de descascar.

hidratante corporal
Para ter um bronzeado bonito e duradouro a dermatologista Daniela Nunes, da Slim Clinique, indica usar hidratante corporal diariamente após o banho. “Passe o hidratante com a pele ainda úmida para potencializar sua ação, pois as gotículas de água também serão absorvidas”, afirma.

protetor solar
De acordo com a médica, o uso do protetor solar e a reaplicação ao longo do dia é fundamental. “É possível se bronzear com protetor solar. Ele é um aliado do bronzeado bonito, pois vai bloquear os raios ultravioleta, prejudiciais à saúde”, explica Daniela, acrescentando:  “Evite pegar sol entre 10h e 15h quando a incidência de raios ultravioleta é mais intensa”.

líquidos
Para evitar que a pele descasque, a dermatologista dá algumas dicas: “Beba bastante líquido para manter a hidratação corporal, após entrar no mar tome uma ducha para retirar a água salgada que resseca a pele e os cabelos. O banho deve ser frio ou com água morna, pois a água quente resseca a pele”. Outro conselho da médica é borrifar água termal no rosto. "A água termal é excelente para recuperar a barreira cutânea, pois tem zinco, magnésio e cálcio, e pode ser borrifada mesmo durante a exposição solar", diz ela.

cuidado de cabelo
As pessoas se preocupam muito com a pele, mas esquecem dos cuidados com os cabelos. Para evitar que os fios percam a cor, a dermatologista indica o uso de chapéus e bonés. “Use um creme hidratante nos fios e um protetor específico para os cabelos. Mas não deixe as madeixas soltas ao vento. O filtro solar foi desenvolvido para a pele e o fator de proteção solar é aferido de acordo com o nível de vermelhidão causada pelo sol na pele. Mas no cabelo não há estudos que verifiquem qual é o fator de proteção mais adequado para combater a exposição solar. Por isso, a recomendação é usar o filtro solar para cabelos mas também mantê-los cobertos”, explica Daniela.

frutas e legumes  
Para a cor da pele ficar ainda mais bonita e dourada, a nutricionista Márcia Miranda, do Spa Lidiane Corpas, recomenda a ingestão diária de um copo de suco de laranja com cenoura. O ideal é tomar essa mistura uma hora antes de se expor ao sol. Além de saudável, esse suco é rico em betacaroteno,  substância que acelera o bronzeamento.  Outra receita simples é misturar meio mamão papaia, uma manga e meia cenoura cozida com um copo de suco de laranja.   

A nutricionista lembra que o consumo de verduras verdes como espinafre e brócolis também é importante pois suas substâncias estimulam a produção da melanina, uma forte aliada na proteção contra os raios solares. 

O mais importante para ficar com uma cor bonita e saudável é lembrar que não adianta torrar ao sol. A cirurgiã plástica Luciana Hitomi lembra que um bronzeado perfeito demanda um tempo de, no mínimo, 21 dias, pois esse é o tempo de renovação celular. A exposição deve ser gradual iniciando com 15 minutos e acrescentando 10 minutos a cada três dias. Mas lembre-se que essa exposição, mesmo sendo pouca, deve ser feita com proteção solar. O bronzeado gradual é mais lento porém mais duradouro, saudável e sem risco de queimaduras solares.


Repost This

Bia Rónai é jornalista e trabalha na TV Globo. Atualmente é responsável pela produção do Today News.


Classificação de artigos
Clique em uma estrela para classificar este artigo

comments

Teste

Ao colorir os cabelos, qual o número máximo de tons, mais claros ou mais escuros do que a cor original, você pode usar?

Pesquisa

O que você acha do novo comprimento da saia longa?