Closet

Valorize seu corpo

Valorize seu corpo

Você se acha baixinha ou gordinha demais ou com o quadril avantajado? Pois saiba que a escolha da roupa certa pode fazer milagres. Basta perder alguns minutos diante do espelho para ganhar vários pontos no seu visual.

Primeiro analise seus pontos fortes e fracos e, depois disso, tente usar roupas que favoreçam o seu tipo físico. A consultora Helen Pomposelli que faz parte do time das baixinhas, exibe sempre um look bem transado e dá dicas para as pequenas notáveis crescerem através das roupas. "O legal é eleger uma peça mais minimalista como base e ir incrementando o visual com acessórios mais leves ou apenas um acessório de tamanho médio", ensina a consultora, acrescentando: "Use e abuse dos vestidos curtinhos e aproveite a onda das roupas mais ajustadas no corpo. Se tiver um quadril muito largo, a dica é usar um vestido estilo corpete que tem uma saia mais rodada ou um de cintura baixa com babadinhos bem curtinhos e alcinhas".

Helen chama a atenção para alguns erros básicos que as mulheres de baixa estatura costumam cometer. "Muitas baixinhas usam maxibolsa. Qualquer acessório “maxi” usado por uma mulher “mini” causa a impressão de que ela é ainda menor. Evite também usar muitas peças ao mesmo tempo para não ficar com uma aparência achatada. Escolha apenas um colar ou um bracelete", diz Helen. Para a consultora as sandálias podem ser altas ou baixas com um salto carretel, mas sem muito brilho para não chamar a atenção para os pés. "Use salto confortável para que você possa usar todos os dias! Os sapatos com muitos detalhes, fivelas e texturas chamativas devem ser eliminados", avisa. 

Se você faz o tipo mignon use e abuse de peças leves e românticas. "A melhor escolha para os dias quentes são vestidos sequinhos que possam ser usados com sapatos delicados, bolsas menores e até as carteiras de mão, que são o it da estação", garante Helen. 

Zizi Ribeiro, produtora de moda do jornal "O Globo”, também dá algumas dicas para quem tem quadril largo. "Use jeans escuros, de bolsos grandes, lisos e chapados. O ideal é que estejam posicionados um pouco abaixo do bumbum. Uma boa aposta para disfarçar o volume são as saias e bermudas de comprimento próximo aos joelhos", diz Zizi, acrescentando: "Fuja dos jeans sem bolsos ou com bolsos pequenos, shorts curtíssimos, tecidos brilhantes e estampados de pois, eles dão a impressão de aumentar ainda mais o quadril", explica ela. Já para aquelas que são mais "cheinhas", Zizi recomenda investir em casacos abaixo do quadril e caimento reto, vestidos de cintura baixa e as mangas 3/4 mais largas para disfarçar o volume dos braços.

A consultora de imagem Mônica Girão acrescenta outros itens que podem favorecer quem está um pouco acima do peso. "Evite tecidos colados no corpo, como a lycra e a malha. O nosso país é muito quente, os modeladores e cintas são ótimos, mas nem sempre confortáveis. O segredo então é vestir um sutiã que abrace totalmente o seio e que tenha as laterais largas para a gordurinha extra não ficar saltando. Aquele sutiã que levanta os seios e que geralmente tem bojo pode até atrair olhares mas, por outro lado, dá impressão de que a pessoa é mais gordinha do que na vida real", observa Mônica.

Para quem deseja alongar a silhueta e diminuir o tamanho do quadril, a consultora ensina alguns truques básicos. "As calças e saias devem ser de cor escura, contrastando com um tom bem mais claro nas blusas. Escolha calças de boca mais larga e que cubram até a metade do salto alto. O decote tipo V também alonga", garante Mônica, complementando: "Um truque que costuma dar certo para quem tem quadril largo é chamar mais a atenção para a parte de cima do corpo, com colares, por exemplo, mas todo cuidado é pouco quando o assunto é decote. Um erro de muitas mulheres é se preocupar primeiro com a sensualidade, quando devem considerar a elegância", ensina.



Repost This

Bia Rónai é jornalista da TV Globo e produz diversas matérias de moda. Roseane Santos é jornalista e escreve em várias revistas femininas.


Classificação de artigos
Clique em uma estrela para classificar este artigo

comments

Teste

Ao colorir os cabelos, qual o número máximo de tons, mais claros ou mais escuros do que a cor original, você pode usar?

Pesquisa

O que você acha do novo comprimento da saia longa?