Cabelos

Reverta os danos em seus cabelos hoje mesmo

Reverta os danos em seus cabelos hoje mesmo

Cabelos brilhantes, vistosos e saudáveis - é o melhor patrimônio de beleza de toda mulher. Mas, por mais que valorizemos os nossos cabelos longos e soltos, nós os submetemos a inúmeras torturas. Secadores, chapinhas, tinturas ou descolorações, alisamentos químicos e rabos de cavalo apertados podem deixar nossos cabelos secos, ressecados e incapazes de aceitar uma modelagem. O especialista em cabelo John Gray, autor de The World of Hair, explica que todo esse maltrato acaba com a camada protetora dos seus cabelos - a camada “F” - levando à degradação do córtex, que é a estrutura central dos fios de cabelo.

Por mais estranho que isso possa soar, com apenas algumas alterações na sua rotina de cuidado dos cabelos os seus fios estressados começarão a se sentir saudáveis e você evitará danos futuros. “A tecnologia do cuidado dos cabelos percorreu um longo caminho”, diz a pesquisadora sênior da Pantene Jeni Thomas. “Você pode tingir o cabelo, usar instrumentos de modelagem e ficar exposta ao sol o tempo que quiser, e ainda assim ter cabelos maravilhosos - desde que tome os cuidados certos para protegê-los.”

Veja agora como reparar os seus cabelos dos quatro tipos principais de agressão.

Excesso de químicas
Se você tingir ou clarear o seu cabelo, a permanência entre duas tonalidades da sua cor natural será muito menos danosa do que ir do castanho escuro ao louro - ou vice-versa. Ao retocar o cabelo em casa com cor permanente ou semipermanente, concentre-se nas raízes para não tingir novamente as extremidades porosas.

Não exponha o seu cabelo tingido a alisamento químico ou a permanente. Se você gosta dos resultados obtidos do alisamento químico, fale com o seu cabeleireiro sobre a mudança para um processo mais suave que melhore a textura do cabelo - deixando-o macio, brilhante e maleável, e não rígido ou pesado.

Use um xampu e condicionador para cabelos tingidos. Os tratamentos químicos alteram a estrutura do cabelo e usam produtos que contêm ingredientes, como certos polímeros, que destacam a nova estrutura.

Dano causado pelo calor
O ajuste mais alto da sua chapinha, baby-liss e secador pode, na verdade, exceder o ponto de ebulição da água. Em vez de escaldar os seus cabelos, aplique um spray de proteção contra calor e use o ajuste mais baixo que lhe permita obter os resultados desejados. Não use o secador em cabelo encharcado; espere até ele estar quase seco ou use uma toalha para absorver o excesso de água. Ao usar chapinha, mantenha-a em movimento: passe apenas uma vez em cada mecha do cabelo.

Procure xampus e condicionadores que contenham a palavra “umectante” ou "hidratante” no rótulo; eles proporcionarão aos seus cabelos secos a hidratação necessária de que precisam.

Cabelos maltratados
Use somente pentes de dentes largos para desembaraçar os cabelos molhados. Reduza a frequência e agressividade com que você escova o seu cabelo. Esqueça o máximo de 100 penteadas de escova por noite e faça o mínimo de passadas necessárias para fazer ou retocar o seu penteado. Se gosta de rabo de cavalo, use elásticos sem emendas e tome cuidado ao removê-los; a retirada descuidada do suporte do rabo de cavalo pode ocasionar a quebra de cabelo. Se já estiver sentindo sinais de quebra, como falhas no couro cabeludo ao redor do alto da cabeça, use um creme hidratante. Esfregue uma pequena quantidade nas palmas das mãos e depois aplique suavemente nas falhas.

Exposição ao sol
Da mesma forma que prejudicam a sua pele, os raios ultravioletas causam estrago também nos seus cabelos, enfraquecendo a estrutura proteica que os mantém fortes e saudáveis. A melhor maneira de protegê-los de dano em um dia ensolarado é usar um chapéu; escolha um de aba larga que proteja também a sua pele. Se o seu cabelo tiver visto mais dias de sol do que você possa contar, escolha um xampu e condicionador que fortaleça o seu cabelo, na medida certa da sua textura (fino/frágil ou médio/espesso).



Repost This

Shelley Levitt é colaboradora de diversas publicações sobre estilo de vida feminino e celebridades.


Classificação de artigos
Clique em uma estrela para classificar este artigo

comments

Teste

Ao colorir os cabelos, qual o número máximo de tons, mais claros ou mais escuros do que a cor original, você pode usar?

Pesquisa

O que você acha do novo comprimento da saia longa?