Saúde e Beleza

Renovação do nécessaire de maquiagem

Renovação do nécessaire de maquiagem

Com a enorme variedade de produtos que existem no mercado, é fácil acumular um volumoso estoque de beleza. Mas, quando esses produtos são guardados além do tempo necessário, os seus efeitos podem ir desde ressaltar a sua pele clara até comprometê-la com cores e odores estranhos, além de disseminar bactérias.

“Com o passar do tempo, os conservantes param de funcionar de maneira eficiente e é possível que estafilococos, fungos e germes contaminem a maquiagem guardada além do tempo de sua vida útil”, diz a dermatologista Francesca Fusco. Por isso, tome neste ano a decisão de manter bem limpo e atualizado o arsenal do seu charme.

Primeiro, as coisas mais importantes. Estes são os principais itens que você deve ter em seu nécessaire de maquiagem, segundo a diretora de Global Creative Design da Procter & Gamble, Pat McGrath: base, corretivo, pó, bronzer ou blush, sombra, delineador, batons de cores fortes e neutros e máscara. Agora, use este roteiro para decidir quando descartar os diferentes produtos de beleza. Comece a contagem regressiva no momento em que abrir o produto.

Base: de seis a 18 meses
Em climas quentes e úmidos, a base líquida ou cremosa pode decompor-se em até seis meses. “Jogue fora a base se os elementos se separarem ou se o líquido começar a ficar granuloso ou demasiado espesso”, diz a maquiadora de celebridades Sue Devitt. Guardada em local fresco (e não sob as lâmpadas do seu armário de remédios), a base líquida pode manter-se em condições de uso por até um ano.

As bases em pó poderão durar uns seis meses mais, desde que você lave o aplicador de esponja todas as semanas.

Dica: Cheire a sua base ao comprá-la. “Se sentir alguma mudança de cheiro, descarte-a”, aconselha a maquiadora de celebridades Joanna Schlip, que trabalhou com Sandra Bullock e Sarah Jessica Parker. “Não vale a pena agarrar-se ao produto e correr o risco de alguma acne.”

Corretivo: de seis meses a um ano
Os corretivos em pó e bastão duram um ano, mas as fórmulas líquidas devem ser repostas na metade do tempo. E observe se acontecem mudanças na cor, na consistência ou no odor.

Pó facial compacto: até dois anos
A umidade ou o óleo do seu rosto pode transferir-se para o pó compacto enquanto você se embeleza. Prolongue então a vida do seu pó facial limpando o pincel uma vez por semana com xampu ou sabão suave, substituindo a esponja ou soprando os aplicadores para eliminar eventuais sujeiras. Embora possam durar até dois anos, os pós compactos deverão ser descartados antes disso no caso de formação de crostas em sua superfície, diz Schlip.

Blush/Bronzer: de seis meses a dois anos
O bronzer ou blush em pó transmitirá cor pura e verdadeira por até dois anos. Considere o blush ou bronzer líquido expirado depois de 12 meses. O blush ou bronzer cremoso muitas vezes são vendidos em pote ou de maneira compacta, no qual você pode aplicar com o dedo. Fique então atenta para mudanças na textura assim que se completarem seis meses da compra do produto e descarte-o depois de um ano.

Sombra em pó: até dois anos
Como o pó facial, a sombra em pó pode ser mantida por até dois anos. Só não se esqueça de manter os acessórios limpos, diz Fusco, para não transferir bactérias das áreas úmidas dos olhos para a sombra em pó ou compacta.

Delineador líquido: de três meses a um ano
Se o seu delineador estiver ficando ressecado e você não conseguir mais um "olho de gata" arrebatador, talvez esteja na hora de se despedir dele, mesmo antes dos três meses. Mas um delineador pode ser usado com segurança durante um ano inteiro. “Você sabe que ele está bom quando a aplicação é suave”, diz Schlip.

Lápis de olho: de um a dois anos
Com sorte, o seu estoque de lápis coloridos pode durar um bom tempo. A maioria tem uma base de cera, e bactérias não se dão bem na cera, observa Devitt. Dica: aponte-os uma vez por semana para manter os lápis renovados.

Máscara: de três a seis meses
Quando o cheiro acaba ou o bastão parece quase seco ao ser pressionado para fora, chegou a hora do adeus. “A máscara é provavelmente o maior culpado pela criação de bactérias”, diz Fusco, “devido ao contato com áreas muito próximas da mucosa sob a base dos cílios”.

Batom: até dois anos
Aqueles vermelhos atrevidos e morangos profundos que você guarda para noites glamorosas durarão com segurança até dois anos, pois os batons em geral contêm cera em sua base.

Gloss labial: um ano
No entanto, com a frequente reaplicação, é bem provável que você liquide suas sombras favoritas antes disso!



Repost This

Wendy Schmid é ex-editora de beleza da Vogue. Escreve para diversas revistas, inclusive Vogue e Marie Claire.


Classificação de artigos
Clique em uma estrela para classificar este artigo

comments

Teste

Ao colorir os cabelos, qual o número máximo de tons, mais claros ou mais escuros do que a cor original, você pode usar?

Pesquisa

O que você acha do novo comprimento da saia longa?