Saúde e Beleza

Cuidados inteligentes com a pele

Cuidados inteligentes com a pele

Todas nós sabemos que precisamos limpar, tonificar e proteger nossa pele. Mas alguns fatos sobre o cuidado com a pele ainda não se tornaram comuns. Os principais dermatologistas compartilham cinco maneiras de ajustar seus cuidados para que sua pele fique mais radiante que nunca.

Hidrate com frequência  
Para lutar contra a acne, não se esqueça do hidratante, que melhora a capacidade da pele em manter as bactérias do lado de fora e a água do lado de dentro. Por que a água é importante? A pele desidratada e escamosa está irritada, o que envia sinais de socorro para os glóbulos brancos, distraindo-os de curar a inflamação que pode acompanhar a acne. Para piorar as coisas, quem tem propensão a manchas tende a exagerar na limpeza ao ponto de causar ressecamento, o que gera mais células de pele morta, que são justamente o que obstruem os poros.

Para manter a pele adequadamente hidratada, use um hidratante leve, à base de água e sem óleo. Para garantir o glamour, escolha um com algum ingrediente que combata espinhas, como ácido salicílico, peróxido de benzoila, retinol (use somente à noite) ou ácido azeláico.

Encontre o retinóide certo
Está cientificamente comprovado que os cremes de vitamina A, conhecidos como retinóides, ajudam a desobstruir os poros, suavizam as rugas, clareiam manchas e melhoram a textura da pele. O único porém é que os retinóides na potência das prescrições médicas (que fornecem os resultados mais rápidos) podem irritar a pele de quem usa pela primeira vez e causar ardência, vermelhidão e descamação.  

Acostume sua pele usando o retinóide somente duas vezes por semana com o objetivo final de aplicá-lo todas as noites.  Ou aumente a tolerância começando com uma forma de retinóide menos potente, comprada pronta: procure pelas palavras retinol, retinal, retinaldeído ou palmitato de retinol no rótulo. Colocado em géis, séruns e cremes, esses ingredientes podem demorar um pouco mais até mostrar os benefícios -- até seis meses.

Aumente as vitaminas
Como uma sopa de letrinhas, as vitaminas A, B, C e E surgem nos rótulos dos produtos de cuidados com a pele. Essas vitaminas antioxidantes estão naturalmente presentes em nossa pele, mas precisam de reabastecimento para evitar que nosso colágeno seja "devorado" pelos radicais livres causados pela iluminação UV e pela poluição. Cada uma tem suas vantagens: a vitamina A produz colágeno e domina as enzimas que o destroem; a vitamina B (que inclui B12, B3 ou niacinamida e o ácido fólico) reduz a inflamação, a perda de água e a pigmentação irregular; a vitamina C protege contra os danos da iluminação UV e melhora a textura da pele e a vitamina E é um emoliente que evita a vermelhidão. 

Para se precaver, faça com que seus produtos atuem em várias frentes usando um sérum que contenha algumas da vitaminas e um hidratante que contenha os outros.

Procure por ingredientes botânicos
Ao trocar os limpadores e os cremes que contenham determinados ingredientes botânicos chave, pode ser que pessoas com pele sensível (com propensão a se tornar manchada, vermelha e irritada) nunca mais precisem de outro tubo da oleosa hidrocortisona para acalmar uma erupção violenta. Os seis principais ingredientes botânicos, aprovados pelos médicos devido a suas propriedades antiinflamatórias, contra a vermelhidão e a irritação, incluem a aveia coloidal, a matricária, o alcaçuz, a babosa (aloe vera), a camomila e o açafrão. Eles não só são seguros para quem tem pele sensível e quem sofre de condições crônicas, como rosácea, mas o uso diário também ajuda a evitar futuros surgimentos.

Diga sim às ceramidas
Um componente natural da camada superior de nossa pele, as ceramidas são gorduras que agem como uma argamassa para os "tijolos" (células) que formam a parede que mantém a água dentro da pele. Quando essa parede de tijolos está bem preservada, o resultado é uma tez reluzente, bem hidratada. Conforme envelhecemos, os níveis de ceramidas começam a cair, enrugando a argamassa e causando o ressecamento e a inflamação da pele. Felizmente, podemos substituir as ceramidas perdidas com formas sintéticas ou naturais que encontramos nos hidratantes. Para fazer o seu dinheiro valer, procure as ceramidas na metade superior da lista de ingredientes.



Repost This

Laurie Drake é uma veterana na equipe da Vogue e autora de muitos artigos sobre beleza, saúde e fitness em diversas revistas femininas.


Classificação de artigos
Clique em uma estrela para classificar este artigo

comments

Teste

Ao colorir os cabelos, qual o número máximo de tons, mais claros ou mais escuros do que a cor original, você pode usar?

Pesquisa

O que você acha do novo comprimento da saia longa?